segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PENSE NISSO!

MODELO FAMILIAR


Uma das grandes dificuldades dos cristãos neste final de século é a família, modelo familiar, os valores familiares. Hoje se vive com valores trocados. Valores como amizade, respeito e caráter são questionados pela nossa sociedade, e esse questionamento é feito de forma pejorativa e negativa implicando nesta inversão de valores. Um dos fatores que contribui para isto é a falta de diálogo familiar, uma conversa franca, aberta, afetiva, educada entre todos os membros da família.


Antigamente a família era dirigida e comandada pelo pai, seguindo uma tradição patriarcal e isto dava rumo à convivência familiar, onde pouco ou nada se discutia e na maioria das vezes, simplesmente obedecia.
A sociedade evoluiu e isto não se aplica mais, ou seja, esse modelo de administração Familiar não é mais aceito, toda nova situação necessita de diálogo entre os familiares, principalmente entre pai e mãe, e somente após isso é que se devem tomar as decisões. Uma das coisas mais comuns de se ver hoje em dia é um afrontamento de dos filhos em relação aos pais, onde os pais são questionados desrespeitosamente acerca de muitos assuntos;

Exemplos: Quando um pai pede que o filho faça determinada coisa, a resposta do filho é “por que não faz você mesmo?”, “Você não têm direito porque deixou de fazer algo pra mim”, “por que eu”, “Afinal eu tenho direito, eu posso isso, eu posso aquilo...”.


Nesse momento as cabeças de muitos pais ficam confusas e começam a se questionar e muitas vezes começam a achar que os filhos têm razão, sendo que o correto é exercerem a sua autoridade de pais, impondo limites, exigindo respeito e educação. A atitude correta não de provocação, uma atitude de respeito para com os filhos para que os mesmos os respeitem também.

Essas atitudes trazem segurança aos filhos e isso com certeza trazem uma unidade muito grande dentro do lar.

Isto está claramente exposto no livro de Efésios 6. 1-4, principalmente no versículo 4.

Oremos para que possamos ser esse modelo familiar que o apóstolo escreveu em seu livro.


Transcrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)