domingo, 26 de dezembro de 2010

MENSAGEM

PARA QUE TODOS SEJAM UM

Às vezes o povo cristão se vê tão predestinado na vida, que pode deixar de ser responsável pelos seus próprios atos, e se imagina totalmente programado por Deus, como se a vontade dele fosse engessada no ser humano, ou como se fossemos um bonequinho de fantoche nas mãos de Deus. Diante disso fico pensando como personagem de uma história, quem é o autor dessa história?


Todos nós somos personagens de uma história que nós mesmos criamos, muitas coisas não são aprovadas por Deus, e nem somos exatamente a imagem de Deus, somos caídos. Escondemo-nos por trás de uma fala religiosa que atribui a Deus coisas que são particularmente bem nossas. E o verdadeiro autor se esconde por trás do personagem. Mas frequentemente nos revelamos através daquilo que ocultamos.


Uma maneira de nos ocultar seria no meio da multidão, ou no próprio povo de Deus. No meio do povo o "eu" pode estar massificado ou esmagado, mas isso não significa que estou unido com o povo. É nesse momento que corremos o risco de não sabemos quem somos, e o "eu" ainda não se transforma em "nós". Para ficar mais claro, podemos estar no meio do povo de Deus com uma crise de identidade tão grande, por mantermos uma distância que julgamos ser segura e que não me comprometa, com isso nunca permito aproximação com aqueles que são diferentes de mim.


Conviver com o próximo, ou ser um com Jesus, é se relacionar com pessoas diferentes que completam o que não sou esse é um dos caminhos para se chegar ao “nós".


Será que somos apenas o "eu" na Igreja, ou já chegamos ao “nós"?

Será que nós queremos ser seres humanos dotados de imagem e semelhança?

A unidade da Igreja é uma das marcas mais evidente da presença de Jesus no meio da multiplicidade de pessoas que servem a Deus.


Transcrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)