quarta-feira, 30 de junho de 2010

MENSAGEM

QUANDO A PROVAÇÃO NOS ASSOLA


Certamente todos nós temos experimentado em algum momento de nossa caminhada, dias de lutas, problemas, dores, desilusões, enfermidades... Nem sempre a vida é um mar de rosas. Jesus mesmo disse: “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33).


No momento do desespero, a tendência humana é questionar: “por que eu tenho que passar por isso Deus?” e achar que Ele nos abandonou quando estamos passando por determinado vale. Mas o Senhor vê nosso momento de luta com uma perspectiva diferente, não como algo negativo, mas com um propósito de aperfeiçoar nossa fé.


Com muita freqüência, quando a adversidade bate à nossa porta, também queremos descobrir de onde procede aquele conflito: é humano, é um ataque de Satanás, ou vem de Deus? Independente da origem do problema na vida do cristão é preciso compreender que todas as coisas, e não apenas algumas, “cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Precisamos lembrar também, de acordo com o profeta Isaías, que os pensamentos de Deus e os seus caminhos, são mais altos que os nossos, e sua maneira de agir é muito diferente da nossa (Is 55.8,9).


Quantas vezes o Senhor nos permite passar por uma dor ou uma desilusão, para nos preparar para enfrentar algo muito maior que nos aguarda no futuro. Portanto, mais importante que descobrir o porquê, ou de onde provêm certas provações, é aprender como agir quando elas nos assaltam. Se tomarmos o exemplo de José, cuja vida foi assolada por tribulações quando ainda muito jovem, veremos claramente, o propósito de Deus a fim de prepará-lo para ser o governador do Egito e o salvador de sua própria família, quando da grande fome em toda aquela terra.


Há várias razões porque Deus permite que seus filhos passem por adversidades. Dentre elas é mostrar seu grande amor para conosco. O escritor aos Hebreus escreve: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por Ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho que recebe” (Hb 12.5,6).


Nenhum filho gosta de ser disciplinado. Mas a Bíblia também nos lembra de que se estivermos sem correção, não somos filhos, e sim bastardos, ou seja, não somos participantes da família de Deus. Que o Pai nos dê a graça de enfrentarmos a provação com sabedoria e perseverança, crendo que Ele nos ama profundamente, e não estamos sozinhos quando tivermos que passar pelos vales desta vida.


Rev. Osni Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)