quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


E agora, José?

Conhecido como “José do Egito”, esse personagem bíblico simplesmente revolucionou a história de sua época. Sua história começa quando o Deus dos hebreus fez uma Aliança com o seu bisavô, conhecido como Abraão e, disse: “Sê tu uma bênção!” Gênesis 12.2.

José habitou nas terras de seu pai Jacó e tinha 11 irmãos, que por sinal eram muito enciumados porque ele era o filho predileto, o filho da velhice do pai com Raquel sua grande paixão.

Mas a história de ser o filho predileto rendeu pra José muitas dores, não foi nada fácil. Ele cresceu e se estabeleceu como líder de seus irmãos e quando nada parecia mudar. Novos ventos sopraram e trouxeram novidade: o próprio Deus falou com José através de um sonho, era dessa maneira que geralmente Deus falava com seu povo, e a visão colocava José como um grande líder.

E agora José? O que esse jovem rapaz fará com essa visão? Nada, ele não precisou fazer nada, pois o próprio Deus estava no controle de toda a situação, porém realmente não seria nada fácil.
Primeiro, porque seus irmãos não queriam que as coisas continuassem dando certo pra José, pois se sentiam humilhados e dessa forma planejaram tirar a vida do próprio irmão.

Dessa forma os irmãos quase mataram José, isso não aconteceu porque um dos irmãos, o mais velho, não desejou ser o responsável pela morte do jovem, logo tiveram outra ideia e jogaram José em um poço cerca de 130 km da região onde viviam.

Como essa ideia não tinha muito fundamento aproveitaram a situação e venderam José para uma caravana que viajava para o Egito. Ao retornarem para casa inventaram uma verdadeira história de cinema para o pai, e disseram que José estava morto.

Mas alguém já disse: “Nos piores poços podem estar os grandes propósitos, assim é a vida de José!”. Como ele mesmo disse: “...vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem”. Genesis 50.19-20.

Quando olhamos pra nossas vidas e entendemos que Deus pode transformar as piores situações em grandes propósitos, vivemos não somente nossas próprias vidas, mas a vida de Deus em nós, como o apóstolo Paulo disse: “Vivo não mais eu mas, Cristo vive em mim; e esse viver é pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

A vida de Cristo em nós produz esperança e perseverança, e assim como José não podemos desanimar diante de situações contrárias, mesmo que não entendemos podemos viver com confiança em Jesus Cristo, pois Deus é digno de toda confiança.

José não morreu e foi vendido para o povo do Egito, mas essa história não termina assim. Se você deseja saber mais continue conectado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)