sábado, 23 de janeiro de 2010

POR QUE PRESBITERIANA?

Na maioria das vezes muitos perguntam o que é a IGREJA Presbiteriana?

A DOUTRINA.

"TEXTO EM FORMA REDUZIDA"
Somos cristãos reformados. E para que vocês possam conhecer a Igreja Presbiteriana do Brasil, e no que ela crê como Igreja Reformada, abaixo você encontra a doutrina da IPB, a sua confissão de Fé, e alguns dos princípios, e base bíblica da Igreja Reformada, que justifique nosso credo e doutrina.
As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. Como é bem sabido, a Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517.

Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecido como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.
Poucos anos após o início da dissidência luterana na Alemanha, surgiram na região de língua alemã da vizinha Suíça, mais precisamente na cidade de Zurique, um segundo movimento de reforma protestante, freqüentemente denominado “Segunda Reforma.” Esse movimento teve como líder inicial o sacerdote Ulrico Zuínglio (1484-1531) e, pretendendo reformar a igreja de maneira mais profunda que o movimento de Lutero, passou a ser conhecido como movimento reformado, e seus seguidores como “reformados.” Assim sendo, as igrejas derivadas do movimento auto-denominaram-se igrejas reformadas.

Apesar do seu aparente radicalismo, Lutero e seus seguidores romperam com a igreja majoritária somente nos pontos em que viam conflitos irreconciliáveis com as Escrituras. Especialmente na área crucial do culto, os luteranos julgavam que era legítimo manter tudo aquilo que não fosse explicitamente proibido pela Bíblia. Já os reformados partiam de um princípio diferente, entendendo que só deviam abraçar aquilo que fosse claramente preconizado pelas Escrituras. Foi isso que os levou a uma ruptura mais profunda com o catolicismo.

O humanismo que empolgou os primeiros líderes das igrejas reformadas, Zuínglio e Calvino, foi o extraordinário movimento intelectual que marcou a transição entre a Idade Média e o período moderno. Uma das características marcantes desse movimento foi o seu profundo interesse pela antigüidade clássica, o período áureo da civilização greco-romana. Entre as obras clássicas que atraíam a atenção de muitos estava a Bíblia, particularmente o Novo Testamento. Isso levou ao surgimento de uma categoria específica de humanistas bíblicos devotados ao estudo das Escrituras em seus originais gregos e hebraicos. O maior desses humanistas cristãos foi o célebre Erasmo de Roterdã (c.1466-1536), cuja edição crítica do Novo Testamento baseada em textos gregos foi avidamente estudada e utilizada pelos reformadores suíços...

MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DE:

DOUTRINA;

FÉ;

BATISMO;

FAMÍLIA NA IGREJA;

SANTA CEIA;

E DÚVIDAS FREQÜENTES entrar neste site abaixo.

Site da Igreja Presbiteriana do Brasil.
http://www.ipb.org.br/institucional.php3?idins=56

Ou fale conosco por e-mail ou até mesmo pessoalmente.

Rua Jorge Antônio, Nº201 Jd.Aeroporto

LIMEIRA-SP

Um comentário:

  1. Parabens aos criadores desse blog,muito bacana,e continuem nessa força de Cristo.
    jeter lopes

    ResponderExcluir

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)