domingo, 20 de fevereiro de 2011

MENSAGEM

O DESAFIO DE SERVIR A DEUS

Alguém afirmou que “todo cristão é desafiado a realizar tarefas que são maiores que as suas capacidades”. Certamente essa foi à experiência de Josué. Nascido durante a escravidão egípcia, seu nome original era Oséias, que significa “salvação”, mas Moisés mudou seu nome para Josué, que quer dizer – “Deus é salvação”.

Josué foi um grande guerreiro e se tornou um comandante sob a liderança de Moisés. No primeiro capítulo do livro de Josué, verso primeiro, Moisés é descrito por Deus, como “servo do Senhor”, a maior honra que um homem pode receber, especialmente quando procede do próprio Deus. Ninguém pode ser servo da Igreja ou do seu próximo, se primeiro não for servo do Deus vivo e verdadeiro. O que caracteriza o servo, acima de tudo, são sua humildade e espírito de submissão a Deus, qualidades de caráter que o levarão a servir na comunidade, na família, no trabalho ou onde quer que esteja.

Deus estava introduzindo seu povo na conquista do desconhecido, e Josué, indicado por Deus para ser o sucessor de Moisés, fora desafiado pelo próprio Deus a passar o Jordão com aquele povo (Js 1:2). A partir daí, eles teriam que conquistar as terras ainda não conquistadas e fazer a distribuição das mesmas entre as tribos. Sempre há novas conquistas espirituais para serem alcançadas, ainda que entre elas e o povo se interponham rios que precisam ser cruzados.

O desafio de servir ao Senhor requer uma fé viva e verdadeira. Deus diz a Josué: “Se forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra...” (Js 1:6). Ele tinha a segurança da promessa de Deus, que Ele não o deixaria e nem o desampararia em todos os dias de sua vida. E assim, Josué agiu heroicamente em fé, sem duvidar das promessas de Deus. Ele foi o único em toda história bíblica, que teve a audácia, de pedir a Deus que prolongasse o dia para concluir a sua missão (Js 10.12-14).

No desafio de servir a Deus, a obediência à Sua Palavra também é essencial. É nisso que está o segredo da vitória na vida do cristão, em sua dupla tarefa de servir a Deus e ao próximo: “... para que tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” (Js 1:8). Calvino afirmou: “Nascemos para sermos submissos e obedientes a Deus, em perfeita liberdade. Quem assim procede será livre, salvo e feliz”. Que Deus nos abençoe na caminhada de serviço que devemos prestar somente a Ele.

REV. OSNI FERREIRA

Gostou? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)