sábado, 1 de maio de 2010

MENSAGEM

A IGREJA DOS NOSSOS SONHOS


A Igreja é o corpo de Cristo, que se expressa na comunhão dos santos; que serve aos homens e glorifica a Deus.

A IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil, como Federação de Igrejas locais é parte do corpo de Cristo. A Igreja é uma comunidade de amor, de adoração, de serviço e de perdão. A Igreja existe e se legitima quando tem e cultiva, pelo menos, as seguintes características:


I. Proclamação fiel da Palavra de Deus;

II. A Celebração correta e bíblica dos sacramentos: o batismo e a Ceia do Senhor;

III. Quando cultiva uma mentalidade de amor de serviço;

IV. Quando se volta para Deus em adoração, louvor, ações de graça, e se volta para homens, revestida de poder do alto, para reencontrá-lo no vale da dor, de lágrimas, de sofrimento, de fome e de miséria, para servi-los. A Igreja dos nossos sonhos é sensível e receptiva, é obediente a Deus e à sua palavra. Ela ouve, por um lado, a voz de Deus... E, por outro, ouve os gemidos dos homens, não apenas para sentir, mas para agir;

V. A Igreja dos nossos sonhos exerce a disciplina com amor, visando à recuperação dos faltosos. A Igreja é missionária.

A IPB não é uma Igreja fechada, não é uma denominação ensimesmada. Tem doutrina, tem disciplina e tem visão. A Igreja é o povo de Deus em marcha. Quando o povo de Israel parou, ele se fermentou, houve murmuração, houve quebra da lei e infidelidade aos termos da aliança. Quando em marcha, foi sempre abençoado.

Nada une mais os homens, nada unem mais os crentes presbiterianos do que levá-los a construir juntos, a evangelizar juntos, a andar juntos, a sorrir juntos, a sofrer juntos, a morrer juntos e juntos chegar ao céu, à presença de Deus.
A Igreja dos meus sonhos está no livro dos Atos dos Apóstolos. Vejo-a aqui, ali e além. Vejo-a na história da Igreja Cristã. Vejo-a em Genebra, na Suíça, com Calvino; vejo-a na Escócia, com João Knox; vejo-a no Reino Unido; depois, na América do Norte; vejo-a em Simonton e nos pioneiros, no Brasil, e vejo-a querendo emergir e ganhar força, ser e existir em vários lugares da nossa pátria brasileira.
A Igreja dos nossos sonhos recebeu com alegria a carta com o resumo das decisões do Concílio de Jerusalém. “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”. E então, conforme Atos houve alegria e grande conforto espiritual. Em Atos, havia tal comunhão que era como se fossem um só coração e uma só alma - e assim deve ser a nossa IPB.

“... tendo por certo...”.
“... tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus...”.
(Fp 1.6)

Essas palavras do apóstolo Paulo têm encontrado, de forma significativa, guarida em meu coração. Creio que Deus, na sua infinita graça, amor e misericórdia, haverá de continuar a derramar as suas ricas bênçãos sobre nós.
O ano de 2010 iniciou-se, e junto com ele espero que esteja presente em todos os corações esta convicção. Pois, a nossa esperança não está depositada em figuras humanas falíveis, sujeitas aos erros.
Paulo expressa esse sentimento à Igreja de Filipos de forma enfática, asseverando que a obra de Deus é resultado da ação do TODO PODEROSO. Isto significa que qualquer ser humano, por mais capacitado que seja jamais terá condições de concluir uma obra que Deus iniciou. Possuir tal desejo é pura pretensão humana. Por isso, desafio a você, meu amado irmão e irmã, a Olhar firmemente para Jesus Cristo, o Autor da nossa fé.

Este sentimento faz com que cada um de nós descanse nas mãos de nosso Deus Amado, pois AQUELE que começou a boa obra em nós é o MESMO que a concluirá. A nossa amada Igreja não é “nossa” num sentido de propriedade espiritual, nem mesmo física, mas é “nossa” na dimensão do local onde nos reunimos para adorar.

Esta Igreja atravessou décadas tão somente porque o Senhor esteve a sua frente. Este Senhor que iniciou a obra na vida desta Igreja haverá de concluí-la. Convido você a viver a sua caminhada cristã dentro desta perspectiva e a olhar para a Igreja também neste prisma. Essa chamada a descansar nas mãos de Deus não nos exime de nossas responsabilidades, pelo contrário, intensifica mais as mesmas, pois o Senhor fará, com toda certeza, a sua parte e espera que, em fidelidade, nós venhamos a realizar a nossa. Deus nos abençoe em nossa caminhada.


Transcrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)