sábado, 19 de setembro de 2009

REFLEXÃO



A SANTIDADE DAS ROUPAS



A forma das pessoas se vestirem varia de cultura para cultura, de época para época, de povo para povo. As roupas que usamos hoje são bem diferentes das roupas que usaram os puritanos da Inglaterra, no século XVII.
De certa forma precisamos andar na moda, quanto ao vestuário, para não destoarmos do normal e do comum. Se distanciarmos demais do usual, poderemos cair no ridículo.


Mas, por outro lado, como servos do Senhor Jesus Cristo não andamos mais segundo o curso deste mundo. Isto significa que o crente não deve seguir todos os ditames da moda. Os que são de Deus, são guiados pelo Espírito de Deus e não pelo espírito deste mundo.
Por isso, no que diz respeito às nossas roupas, não podemos nos conformar com este século. Não podemos seguir todas as orientações dos estilistas que não levam em conta os princípios da modéstia e da decência. As roupas que eles desenham revelam de maneira impressionante a filosofia de vida mundana e anticristã que defendem.


Roupas desenhadas com o propósito claro de explorar o sensual e de provocar nas pessoas a concupiscência dos olhos. A palavra de ordem nesta nossa cultura hedonista e promíscua é roupa cada vez mais sumária e provocante.
É claro que a Bíblia diz que Deus vê o interior e não o exterior. É claro que alguém pode cobrir o corpo da cabeça aos pés e, ao mesmo tempo, ter um coração sujo e impuro. É claro que corremos o risco de sermos legalistas e farisaicos quanto a esta questão.
Mas as nossas roupas revelam muito mais do que imaginamos, a nossa escala de valores, o nosso interior e o nosso coração. Elas revelam quem somos e para quem nos vestimos.
Além do mais, como filhos de Deus, precisamos compreender que o nosso corpo não é para impureza, mas para o Senhor.


Não devemos oferecer os membros do nosso corpo como instrumentos de iniqüidade, mas como instrumentos de justiça (Rm 6. 13). Se o modo de nos vestirmos está sendo tropeço para outras pessoas, se nossas poucas e indecorosas vestes são um laço para fazer as pessoas cometerem o pecado da lascívia, estamos cometendo um grande mal.
Devemos nos vestir com bom senso, com elegância, com simplicidade, com bom gosto, mas também com decência e com santidade. Que o Senhor nosso Deus tenha misericórdia de nós.


Transcrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)