quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MENSAGEM

O CREDO APOSTÓLICO

A palavra ‘Credo’ é uma forma latina que significa ‘Eu Creio’. Na História Cristã temos vários credos, porém o mais importante e conhecido é o dos Apóstolos. O Credo é uma das mais antigas declarações de fé que a Igreja tem elaborado. Ele foi creditado aos apóstolos, mas não há prova definitiva a esse respeito, a não ser a de um antigo pastor que viveu no século IV, de nome Rufino, que diz que o Credo foi composto pelos apóstolos em Jerusalém. O Credo Apostólico reflete as declarações e ensinos dele; é um resumo abrangente das doutrinas cristãs.
*Convém sabê-lo de cor.
É constituído de três partes principais:


CREIO em Deus PAI, todo poderoso, Criador do céu e da terra;
CREIO em JESUS CRISTO, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu em Hades (*); ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à mão direita de Deus Pai, todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

CREIO no ESPÍRITO SANTO; na santa Igreja Universal (**); na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo, na vida eterna.

Observações:

(*) 1) A expressão “desceu em Hades” não constava originalmente do texto e tem sido refutada biblicamente , a despeito de usarem Ef. 4. 9 e I Pe. 3. 18-19; 4. 4-6. Deve ser entendida como sofrimento de Cristo das penas do inferno antes de sua morte, a nosso favor (v. Berkhof e Calvino).

(**) 2) A palavra “universal” é tradução de “católico”.
3) O Credo Apostólico era a “Declaração de Fé” dos catecúmenos da Igreja Primitiva; decore-o.
Amém.
4) Exercício de aprendizagem: anote nas entrelinhas do Credo as referências bíblicas que dizem respeito ao assunto. Ex.: ... por obra do Espírito Santo... (Marcos 1. 10 e Lucas 1. 35).

IPJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe seu comentário ou sugestão. Lembre-se que comentários profanos não serão aceitos.
Desde já o nosso muito Obrigado! Deus te Abençoe. IPJA ;)